Primavera se despede e verão começa quente em Santa Catarina
Nesta sexta-feira (21) inicia o verão às 8h11min, e o clima no Estado será de uma frente fria avançando rapidamente por Santa Catarina, deixando o tempo instável com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do dia, começando pelas regiões mais próximas ao Rio Grande do Sul, atingindo as demais entre a tarde e noite.
Risco de temporal e granizo isolado. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. De acordo com dados da EPAGRI/CIRAM o verão no Estado será de temperaturas elevadas e com pouca chuva, abaixo do normal. Essa previsão implica em períodos de estiagem para alguns municípios e impacto na agricultura e abastecimento de água no Estado, especialmente neste mês de dezembro que deve ter um número maior de dias secos.
Por outro lado, a previsão é de um verão otimista para o turismo e lazer. Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170 mm, devendo ficar abaixo desses valores neste ano. Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior freqüência entre a tarde e noite, e a média mensal é de 180 a 200 mm.
No trimestre, eventos de temporais e granizo são esperados, mas podem ser menos freqüentes neste verão do que o normal para a época do ano. A previsão é de temperatura acima da média climatológica, ou seja, um verão mais quente do que o normal. Pelo menos uma a três ondas de calor (período prolongado com dias consecutivos de calor intenso) são esperadas no trimestre, podendo quebrar recordes.
Colaboração: Alain Rezini